segunda-feira, 11 de julho de 2016

Anorexia Nervosa

Anorexia Nervosa
Anorexia Nervosa


A anorexia nervosa, também conhecida como anorexia, é um transtorno alimentar que provoca no indivíduo medo de ganhar peso e/ou gordura corporal que ele limitará a quantidade de comida que ingere.

Grande parte das vezes os anoréxicos também fazem exercício em excesso, numa tentativa de eliminar as calorias que ingeriram, para não ganharem peso extra. 

Mesmo quando bastante magros os anoréxicos ainda se acham muito gordos e continuam a comer tão pouco quanto possível.

Devido ao défice de nutrientes para os alimentar, os órgãos internos de um anoréctico podem falhar, podendo daí resultar a morte.

A Anorexia é uma doença essencialmente do foro psicológico.

Causas da Anorexia
As causas podem ser biológicas, psicológicas ou sociais:·         Famílias rígidas e fechadas;·         Puberdade,·         Ideal de magreza;·         Carência de afecto;·         Perfeccionismo intelectual e físico;·         Recusa inconsciente de crescer.
Sinais de Anorexia
Raramente um anoréxico reconhece o seu transtorno alimentar e procura ajuda, pelo que familiares e amigos terão um papel importante. 

Alguns sinais de anorexia:
·         Obsessão pela contagem do número de calorias;·         Não se alimentar a todas as refeições;·         Evitar comer em família;·         Cortar a comida aos bocadinhos e demorar muito tempo a mastigar os alimentos;·         Brincar com a comida no prato em vez de comer;·         Esconder comida para evitar comê-la;·         Mentir, referido já ter comido;·         Ingerir apenas um determinado tipo de alimentos;·         Fazer exercício em excesso, particularmente depois de uma refeição;·         Perda drástica de peso;·         Excessivo interesse em questões relacionadas com peso, imagem corporal e dietas;·         Vestir (para esconder o corpo) roupa larga ou disforme;·         Tentam ser perfeitos na escola;·         Baixos níveis de energia;·         Doenças frequentes;·         Sono excessivo;·         Reduzido ou inexistente apetite sexual.

Consequências a longo prazo:
 ·         Peso demasiado baixo;·         Hipotermia;·         Tonturas;·         Sensação de fraqueza nas pernas;·         Queda de cabelo e unhas quebradiças;·         Amenorreia ( Ausência de pelo menos  três menstruações seguidas);·         Problemas dentários;·         Crescimento de pelos no corpo;·         Pele escamosa;·         Perturbações no sono;·         Tendência para a depressão. 
Diagnóstico da Anorexia

Um diagnóstico de anorexia só pode ser feito por um médico qualificado. Para diagnosticar anorexia têm de surgir quatro critérios de diagnóstico. Os critérios padrão para o diagnóstico de anorexia incluem a recusa do indivíduo em manter um peso corporal apropriado para a sua altura e idade (normalmente 15% abaixo da média), um medo intenso de ficar “gordo” ou com excesso de peso, mesmo quando magríssimo, uma falta de auto-confiança relacionada com uma auto-imagem distorcida e a perda de períodos menstruais durante pelo menos três meses .

Se a anorexia é diagnosticada de acordo com critérios de doença mental, um anoréxico também precisará de um exame físico completo para determinar a extensão da doença ou das lesões causadas. 

Tratamento e Ajuda
Não há sistema ou cura reconhecida para a anorexia, mas os tratamentos podem incluir aconselhamento, aconselhamento familiar, terapia cognitivo-comportamental ,o aconselhamento e planeamento nutricional.
Raramente se utiliza medicação no tratamento da anorexia, a não ser que seja receitada para tratar a depressão normalmente associada.
A anorexia pode ter efeitos duradouros e bastante perigosos  na saúde física e mental do indivíduo. 
Muitos anoréxicos não reconhecem a sua transtorno alimentar como prejudicial, e menos ainda procuram diagnóstico e tratamento por sua iniciativa. Em vez disso, são muitas vezes a família e amigos que procuram ajuda.

Associação dos familiares e amigos dos Anorécticos e Bulimicos – contacto: 213951147

(Elaborado por: Antero Campeão)

Sem comentários:

Enviar um comentário