quinta-feira, 7 de julho de 2016

Medidas de Segurança na Adolescência - Drogas

Medidas de Segurança na Adolescência - Drogas
NÓS ALERTAMOS… TU DECIDES!
O QUE SÃO DROGAS?

São substâncias químicas, que alteram o estado do teu corpo, ou seja, a tua forma de sentir, de pensar, a maneira como reages às coisas e o teu comportamento.
  • As drogas podem provocar uma tal dependência, que as pessoas que as usam não conseguem viver sem elas…
  • A maioria delas podem provocar a morte e todas elas têm efeitos secundários…
  • A dependência acontece normalmente quando a droga já alterou o equilíbrio químico do organismo, o que, por seu turno, afecta o funcionamento normal do corpo…

NÃO EXISTE UMA SÓ RAZÃO QUE LEVE AS PESSOAS A DROGAREM-SE:
  • Uns fazem-no pela curiosidade e o gosto do risco, próprio da adolescência e juventude;
  • A pressão dos amigos, que vêem no consumo de drogas uma forma de se afirmarem e de ser adulto;
  • Outros para se sentirem confiantes; pelo prazer; para conseguirem enfrentar a pressão do dia a dia;
  • Muita gente consome drogas na esperança de se sentir melhor consigo mesma. É uma forma de camuflar os problemas, de fugirem dos seus próprios problemas; de evitar as questões que verdadeiramente precisam de ser resolvidas...
1. Afinal quem é que se droga?
R: Dizem-se muitas coisas sobre isso: as pessoas que têm problemas, as que querem curtir ou divertir-se, as que têm fácil acesso a drogas...
O certo é que a maior parte das pessoas não se droga – mesmo quando tem problemas, quando se quer divertir ou quando é fácil experimentar ou adquirir drogas.
Pode-se dizer que há pessoas mais susceptíveis do que outras e que em certos momentos da vida essa vulnerabilidade é maior, pode dizer-se que há condições de vida e familiares que são difíceis – mas há sempre outras formas de ultrapassar ou lidar com os obstáculos ou as dificuldades.
A decisão de usar ou não drogas é sempre uma questão individual, mesmo com influências ou pressões de outros.

2. Quando saio com amigos de vez em quando fumo haxixe – irei ser um toxicodependente?R: Pode-se dizer que há quatro tipos de utilizadores de drogas: o que experimenta, o que ocasionalmente consome uma droga, o que consome habitualmente e o toxicodependente. Felizmente que nem todos os que experimentam ou consomem uma droga com alguma frequência se tornam toxicodependentes, mas a verdade é que todos os que são toxicodependentes começaram por experimentar uma droga. O maior problema é que nunca temos maneira de saber se vamos ficar dependentes ou não antes de isso acontecer e quando sabemos já é tarde demais.
3. O que posso fazer por um amigo que se drogue?
R: Continuar a tratá-lo como um amigo, o que não implica fazer o mesmo que ele. Se te parecer que é uma situação perigosa para ele, podes aconselhá-lo a procurar ajuda nos Centros de Atendimento de Toxicodependentes (CAT) e tentar informar-te no teu centro de saúde, sobre a melhor forma de intervir nesse caso concreto ou ligando para a Linha Vida SOS Droga (1414).
É importante que continues a cuidar de ti e da tua vida o melhor que puderes, porque quanto melhor estiveres contigo próprio, mais possibilidades terás de o ajudar.

4. Os meus amigos fumam droga. Se eu não fumo dizem que sou um “careta”. Como posso evitar que me digam isso?
R: Talvez não o possas evitar, pelo menos ao princípio. Com o tempo aprenderão a aceitar-te como és e valorizarão a tua atitude de seres tu próprio. E um dia talvez possas ser uma referência, que lhes possa ser útil e agradável.

5. O que são drogas leves? E duras?R: Costuma dizer-se que as drogas leves (haxixe e marijuana, por exemplo) não são tão perigosas, tendo efeitos menos potentes, mais controláveis e sendo menos susceptíveis de causar dependência do que as duras (heroína, cocaína, LSD, etc.).
De qualquer modo, mais importante do que o efeito imediato das drogas, temos de ter em conta o seu modo de utilização, podendo existir utilizações "duras" de drogas leves.

ALGUMAS DICAS PARA DIZERES NÃO À DROGA
  • Diz simplesmente NÃO: Eu sei aquilo que quero e muito bem aquilo que não quero!...Eu penso pela minha cabeça…
  • Devolve o desafio: se fosses realmente meu amigo não me tentarias convencer a fazer algo que eu não quero…
  • Inventa uma desculpa: Não, tenho outros planos… desculpa mas já combinei outras coisas… não posso, tenho mesmo de ir para casa…
  • Sai: Se ficares podes ser convencido a fazer alguma coisa ou então entrar numa discussão com os teus amigos…sai rapidamente e com ar confiante!...


O IDEAL É NÃO EXPERIMENTAR QUALQUER UMA DELAS!
NÓS ALERTAMOS… TU DECIDES!...

(Elaborado por: Enfermagem USF Eborae)

Sem comentários:

Enviar um comentário