quarta-feira, 6 de julho de 2016

Medidas de Segurança na Adolescência - Alcoolismo

Medidas de Segurança na Adolescência - Alcoolismo
ÉS TU QUEM ESCOLHE O CAMINHO!


CONSUMO DE ÁLCOOL NA ADOLESCÊNCIA
  • No nosso País metade dos adolescentes entre os 12 e 15 anos já experimentaram álcool;
  • Segundo um estudo realizado pela OMS em 1999, cerca de 12% dos jovens, afirmavam ter ficado bêbados antes dos 13 anos;
  • Os jovens que consomem álcool, fazem-no durante as saídas nocturnas 2 a 3 vezes por semana em grande quantidade, preferindo as cervejas e as bebidas destiladas como a vodka;
  • As crianças e os adolescentes são mais vulneráveis aos efeitos destas bebidas, porque ainda não atingiram a maturidade necessária a uma eficaz e completa metabolização. Uma pequena quantidade é, por isso, suficiente para prejudicar o seu desenvolvimento intelectual;
  • Os órgãos e estruturas do sistema nervoso central são mais sensíveis, conduzindo a alterações do humor, do processo cognitivo e do comportamento;
  • Nos jovens, o consumo de álcool leva rapidamente à dependência e quando em excesso, conduz ao coma, provocando lesões cerebrais irreversíveis. 
 
O quadro torna-se ainda mais negro, se recordarmos, que o consumo de álcool é uma das causas de morte nos adolescentes. O álcool é uma das principais causas de acidentes de viação mortais.

O ALCOOLISMO É UMA DOENÇA FÍSICA, PSÍQUICA E MORAL:FÍSICA – Porque o alcoolismo provoca má nutrição, deficiência em vitaminas, desidratação, lesões no fígado, sintomas nervosos diversos.

PSÍQUICA – Porque o doente alcoólico tem necessidade de beber para aceitar a realidade. Tem tendência a fugir às responsabilidades. Sofre de angústia e é agressivo. Resiste mal às frustrações e às tensões.

SOCIAL – Porque o doente alcoólico torna-se negligente perante a família. Perde frequentemente o emprego, os velhos amigos que continuem sóbrios. Sofre problemas financeiros e torna-se agressivo para com a sociedade.

MORAL – Porque o doente alcoólico esquece habitualmente a sua vida espiritual, não respeita as obrigações perante a família, os colegas de trabalho e a sociedade. Perde todo o senso moral.
NA TUA IDADE EXISTEM MUITAS MANEIRAS DE TE DIVERTIRES SEM PRECISARES
DE ESTAR DEPENDENTE DE ALGO... APROVEITA A VIDA DE UMA FORMA SAUDÁVEL... LIVRE DE VÍCIOS


ÉS TU QUEM ESCOLHE O CAMINHO...


(Elaborado por: Enfermagem USF Eborae)

Sem comentários:

Enviar um comentário