terça-feira, 5 de julho de 2016

Higiene Corporal na Adolescência

Higiene Corporal na Adolescência
A ADOLESCÊNCIA

A adolescência é uma fase de grandes transformações a nível corporal e comportamental. Descobrem-se novas sensações, o corpo começa a mudar. Estas mudanças são normais e saudáveis e acontecem devido a alterações hormonais. É o que nos prepara o corpo e a mente para sermos homens e mulheres. As hormonas são substâncias que o nosso corpo produz, sendo responsáveis pelo bom funcionamento do mesmo e pelo aparecimento das alterações na adolescência.

Nas raparigas começam a aparecer pêlos debaixo dos braços e nos órgãos genitais. Os bicos do peito (mamilos) desenvolvem-se, as ancas tornam-se mais largas e mais arredondadas. Surge também a menstruação, que indica a entrada em funcionamento dos órgãos reprodutores femininos.

Nos rapazes começa a crescer a barba e a aparecer pêlos debaixo dos braços e à volta dos órgãos genitais. A voz torna-se mais grave e pode ficar rouca durante a primeira fase. Ocorre a primeira ejaculação, significando que os órgão reprodutores estão a funcionar.


Estas mudanças acontecem a todas as pessoas e a um ritmo próprio. Umas pessoas começam primeiro que outras. Por isso, se o teu amigo ou amiga já estão a mudar, não te preocupes. Também tu, em breve, irás sentir mudanças no teu corpo.

Para além destas mudanças específicas para rapazes e raparigas, surgem outras normais e em ambos os sexos. Como temos uma maior actividade hormonal e fazemos mais exercício, há tendência para aumentar a transpiração. O cabelo e a pele podem ter tendência a ficar mais oleosos, aparecendo o acne facial "as borbulhas".

Para prevenir e/ou resolver os desconfortos causados por estas situações, é importante ter cuidados de higiene redobrados, para nos sentirmos melhor connosco e com os outros.


Mais do que isso, a higiene é um conjunto de práticas que conduz à preservação da saúde!
Especialmente para os rapazes

As primeiras ejaculações ocorrem, principalmente, durante a noite e de forma inesperada. No pijama pode aparecer uma zona manchada e molhada, como se fosse urina. Isto é perfeitamente normal! É importante ter uma boa higiene quando acontecerem ejaculações nocturnas. Nunca esqueças de lavar os órgãos genitais pela manhã e mudar a roupa interior.
  
Especialmente para as raparigas

A menstruação ocorre normalmente entre os 11 e os 13 anos. É a saída pela vagina, do revestimento interno do útero, constituído, na sua maior parte, por sangue. Torna-se especialmente importante nesta altura, teres uma higiene íntima cuidada, para que não hajam riscos de odor e de infecções e para que não te sintas incomodada com o fluxo menstrual. Podes optar pela utilização de pensos ou tampões, devendo estes serem mudados com frequência regular (se usares tampões, estes não devem estar colocados mais do que 8 horas, porque pode provocar infecções graves). Deves lavar as mãos antes e depois da ida à casa de banho. A lavagem dos órgãos genitais deve-se ser diária e com água e sabão neutro, limpando com uma toalha só da própria pessoa. Quando se muda a protecção (penso higiénico ou tampão) deve ser colocada no lixo e não na sanita.
CUIDADOS DE HIGIENEO BANHO

Tomar banho é muito importante porque limpa a pele, estimula a circulação sanguínea, relaxa os músculos tensos e aumenta o bem-estar. O ideal é que se tome um duche uma vez por dia.
Usa uma toalha e sabonete só para ti.

Se tomas banho de manhã, à noite deves lavar a cara, os órgãos genitais, as axilas, as orelhas, as mão e os pés. Este cuidado previne infecções e aumenta o conforto pessoal.

É importante que, depois de cada banho, mudes de roupa por outra lavada, especialmente a roupa interior que tem um contacto mais próximo com o nosso corpo.

É fundamental que tomes banho depois das aulas de educação física. Nos balneários deves permanecer sempre com uns chinelos calçados, para proteger os pés contra infecções, como o "pé de atleta". 
 
  
O CABELO

O cabelo também precisa de ser lavado, para se libertar da poeira, das células mortas, do sebum e do suor. Se for um cabelo oleoso, deve ser lavado mais vezes do que um cabelo seco.

Para que ele cresça mais forte e saudável, é também importante cortar o cabelo regularmente, assim como escová-lo todos os dias.

Se aparecerem piolhos, diz logo aos teus pais e vai ao Centro de Saúde. 
AS MÃOS

As mãos são os membros com que tocamos naquilo que nos rodeia e podemos transmitir doenças através destes contactos.

Devem estar sempre com as unhas aparadas e limpas, devendo ser lavadas sempre antes de qualquer refeição e depois de irmos à casa de banho. 
 
 
A BARBA

A barba é dos últimos sinais da puberdade a surgir. Não precisas de esperar que cresça muito para a começares a fazer. No entanto deves falar com um adulto, para te explicar como se faz. 
O ACNE

O acne é o nome técnico para as chamadas "borbulhas".

Durante a adolescência as células da pele fabricam mais sebo do que é necessário e bloqueiam os poros por onde nascem os pêlos, aparecendo os "pontos negros". Quando se fixam bactérias nesses pontos, surgem as desagradáveis "borbulhas". 
 

É importante que:
  • Tenhas uma boa higiene da pele, lavando a cara duas vezes por dia com um sabão apropriado;
  • Não espremas as "borbulhas";
  • Retires bem todos os restos de maquilhagem antes de dormir;
Sabias que:
  • O acne não piora por comeres chocolate ou comidas com gordura;
  • O acne não é contagioso;
  • O acne pode piorar uma semana antes do período menstrual ou ao fazer a barba.
Consulta o teu médico assistente para te aconselhar como tratar o acne.

OS DENTES

Os dentes são importantes para mastigar os alimentos. Para além disso, ajudam a pessoa a falar e quando, bonitos e fortes, dão ao nosso rosto uma aparência saudável.

Ao comermos, ficam sempre na boca pequenos pedaços de comida que se misturam com a saliva e com as bactérias, formando-se a placa bacteriana. Quando comemos alimentos com açúcar, esse açúcar vai misturar-se com a saliva e, por acção das bactérias, transforma-se em ácido. Este ácido infiltra-se nos dentes, pouco a pouco, começando a destruí-lo até atingir o nervo. Surge aqui a cárie dentária. 
 

Como evitar estas situações?
  • Escovando os dentes, pelo menos duas vezes ao dia: uma de manhã, depois do pequeno-almoço e outra à noite, antes de deitar;
  • Usando uma pasta de dentes com flúor;
  • Tendo uma escova de dentes adequada ao tamanho da tua boca e que tenha os pêlos de nylon de dureza macia ou média;
  • Fazendo uma correcta escovagem dos dentes;
  • Usando o fio dental para limpar os espaços interdentais;
  • Comendo poucos açúcares;
  • Evitando comer doces nos intervalos das refeições;
  • Indo ao dentista, pelo menos, uma vez por ano.

INFECÇÕES DA PELE

Por vezes, podem surgir alguns problemas na pele devido a fungos ou outros parasitas, como é o caso da "Sarna" ou a "Tinha". Se suspeitares que tens alguma destas doenças (muita comichão em certos sítios, zonas sem cabelo, as chamadas "peladas", ou pele a descamar) deves dirigir-te imediatamente ao teu médico assistente.

(Elaborado por: Enfermagem USF Eborae)

Sem comentários:

Enviar um comentário