sábado, 18 de junho de 2016

Adaptação ao R.N.






ICTERÍCIA FISIOLÓGICA
Chama-se icterícia á coloração amarelada da pele e/ou esclerótica do olho ( “branco do olho”).
A icterícia é a manifestação clínica de aumento, no sangue de uma substância chamada bilirrubina.
Sempre que os glóbulos vermelhos ficam velhos, o nosso organismo trata de os destruir. O produto final dessa tarefa é a bilirrubina indirecta a qual é encaminhada para o fígado para que este possa transformá-la em bilirrubina directa para ser depois eliminada.
Um bebé, logo após o nascimento, pode apresentar um pouco de icterícia. Aliás , quase todos os bebés apresentam. É a chamada icterícia fisiológica. É fisiológica porque não é doença. Os bebés nascem imaturos e não conseguem metabolizar toda a bilrrubina mas, isso resolve-se sozinho no máximo, em duas semanas. Por isso, as mães são orientadas a colocarem os bebés expostos á luz solar ( não directamente ao sol), pois o Sol ajuda o organismo a fabricar vitamina D e melhora a icterícia.
Todo o bebé que ainda esteja ictérico depois de 15 dias de vida deve procurar o médico.




PERDA FISIOLÓGICA DE PESO
A maioria dos RN nascem com edemas (inchaços) por acomulação de líquidos, mas que serão eliminados gradualmente. Por isso é normal verificar-se uma perda fisiológica de peso que é recuperada nos primeiros 10 dias de vida. Esta perda poderá ir até 10 % do peso do bébé sem que isso constitua sinal de doença ou “má” qualidade do leite materno. É importante pesar o bebé por volta do 10 – 11º dia para avaliar se já houve recuperação do seu peso normal.


CUIDADOS COM O CÔTO UMBILICAL
O cordão umbilical foi apertado com uma mola imediatamente após o parto e poderá continuar com a mesma até secar e cair.
Sempre que mudar a fralda observe a área da base do cordão mais próxima do umbigo. Delicadamente, seque muito bem esta região para tirar qualquer resíduo acomulado. Aplique álcool a 70º, com a ajuda de uma compressa, para que seque mais depressa. Não se preocupe que não vai magoar o bebé, pois não há nenhuma terminação nervosa.



Evite o atrito da fralda com o coto. Faça uma dobra na fralda em baixo do coto umbilical.
Não use moedas, ligaduras ou faixas para tentar mudar o que naturalmente é do seu bebé, isso não funciona e poderá magoá-lo. A queda do cordão acontece habitualmente até às 3 semanas de vida e pode ser acompanhado de uma pequena hemorragia. Depois do côto cair continue a limpar durante alguns dias, o umbigo com álcool a 70º. Se notar algum vermelhão, cheiro ou exsudado na área do umbigo, entre em contaco com o médico ou enfermeiro.

DIAGNÓSTICO PRECOCE
É no Centro de Saúde que entre o 3º e 6º dia de vida é efectuado o diagnóstico Precoce, também chamado Teste do Pézinho. Com este rastreio pretende-se detectar duas anomalias genéticas do metabolismo – o Hipotiroidismo e a Fenilcetonúria. Apesar de serem situações raras se não forem detectadas precocemente poderão provocar doenças mentais graves e irreversíveis.





O rastreio consiste na colheita de sangue feita através de punção a nível do calcanhar. o Sangue colhido é colocado sobre papel de filtro ( impresso próprio) e depois de seco enviado ao Instituto Genética Médica no Porto.
O Instituto só contacta os pais nos casos positivos. No entanto actualmente todos os pais poderão consultar o site na internet com o codigo atribuido e poderão consultar o resultado do vosso filho.15 dias após a colheita.

(Elaborado por: Enfermagem USF Eborae)

Sem comentários:

Enviar um comentário