sexta-feira, 24 de junho de 2016

Brincar (dos 18 aos 36 meses)

ESCOLHA BRINQUEDOS VARIADOS E ADEQUADOS!

QUE BRINQUEDOS EM CADA IDADE?
DOS 18 MESES AOS 24 MESES/2 ANOS:
  • A criança é cada vez mais hábil ao nível motor e tem muito prazer pelo movimento. Começa a representar/fingir algumas actividades simples do dia-a-dia. Identifica imagens simples e começa a associar formas muito simples.
  • Os brinquedos ideais são: Jogos para encaixe de peças com formas simples; Lego duplo; cubos e copos de empilhar; conjunto de copos de diferentes tamanhos para arrumar uns dentro dos outros; carrinhos; boneca, biberão e colher; carros para andar com os pés no chão, cavalo de baloiço, bolas; livros de imagens simples; jogos musicais com teclas.
DOS 2 ANOS AOS 3 ANOS:
  • A criança desenvolve o faz-de-conta, a linguagem e a imaginação. Relaciona cores, formas e tamanhos semelhantes. Desenvolve a coordenação e destreza motora ampla e manual.
  • Os Brinquedos aconselhados são os que permitem imitar as tarefas do dia-a-dia: boneca, banheira, loiças...; Legos e outros jogos de construção; Jogos de encaixe; Lotos para associar imagens, cores...; baloiço, escorrega, mota de andar com os pés no chão, bolas; carrinhos; animais em plástico; plasticina; livros com histórias simples em imagens; papel e canetas grossas; brinquedos musicais (pianinho, leitor de cassetes...).

QUE CONSIDERAR AO ESCOLHER OS BRINQUEDOS?
  • Motivação/interesse da criança a quem se destinam.
  • Fase de desenvolvimento da criança: as suas habilidades, conhecimentos e capacidades.
  • Complexidade do brinquedo: um brinquedo “demasiado complicado” pode criar frustração à criança, por não o conseguir utilizar com o fim a que se propõe e levá-la a desinteressar-se pelo seu uso na idade adequada.
  • Resistência: um brinquedo demasiado frágil cria frustração, torna-se inútil rapidamente e pode tornar-se perigoso.
  • Segurança dos brinquedos: laváveis, de cores fixas e que não ofereçam risco de cortes, entalões e de serem engolidos.

COMO ARRUMAR OS BRINQUEDOS À CRIANÇA?
  • Evite o tão comum “Baú” onde tudo fica misturado.
  • A apresentação de modo organizado dos brinquedos desperta o interesse e favorece a exploração da criança.
  • O acesso aos brinquedos deve ser fácil:
    1. Em armários ou prateleiras baixas, para ficarem ao alcance da criança e a escolha ser fácil.
    2. Os mais pequenos arrumados por categorias (ex: Legos, carrinhos,...) em caixas de tamanho fácilmente transportável.
    3. Os maiores depositados sobre as prateleiras.
 (Elaborado por: Enfermagem USF Eborae)

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