quinta-feira, 9 de junho de 2016

Doença de Somatização

Aqui estão alguns factos e conselhos práticos sobre como lidar com a sua doença


· A sua doença não é rara – dependendo das zonas existem entre 10 a 50% das pessoas que recorrem a consultas a sofrer desta patologia.

· O nosso corpo é influenciado pelas situações com que nos confrontamos no dia-a-dia e responde de forma diferente em cada pessoa.

· Sofre desta patologia porque provavelmente existe algo na sua vida que o/a preocupa e do qual ainda não se apercebeu a 100%.

· O seu médico vai acompanhá-lo/a no processo de tratamento e estar sempre a seu lado tenha ou não tenha sintomas. Não deve faltar às consultas agendadas pois elas são muito importantes para o seu processo terapêutico.
· Não existe um tratamento padrão nem totalmente eficaz para a sua doença. O tratamento é diferente de pessoa para pessoa e será uma decisão do seu médico mas a sua doença é considerada crónica pelo que resultados serão a longo prazo.
· A sua doença não é diagnosticada por análises de sangue e de urina.
· A sua doença não é detectável em exames de imagem.
· Existem várias entidades associadas a esta patologia, entre elas a "doença somatoforme" ou "distúrbio da dor", a "fibromialgia", "síndrome da fadiga crónica" e o "síndrome do cólon irritável".
· A pessoa mais competente para o acompanhamento da sua doença é o seu médico de família.
· Há atitudes que pode ter para melhorar o seu estado físico e lidar melhor com esta doença tão ou mais importantes que o tratamento:
. Praticar exercício físico – 3 vezes 20 minutos por semana
. Tirar tempo para si – passear, praticar yoga, meditação, etc.
. Procurar grupos de auto-ajuda e psicoterapia para pessoas
. Realizar actividades de lazer com a família e os amigos
. Desenvolver interesses em várias áreas no seu tempo livre

Texto elaborado por Joana Torre

Sem comentários:

Enviar um comentário