quarta-feira, 15 de junho de 2016

Alimentação da Grávida

Alimentação
A ALIMENTAÇÃO DA MAMÃ É MUITO IMPORTANTE!
ALIMENTAÇÃO

Durante a gravidez, o crescimento do bebé é influenciado pela alimentação da mãe, sendo esta importante para que o bébé nasça forte e são. A noção de que a mulher grávida deve comer por dois, não tem qualquer fundamento; a qualidade dos alimentos é mais importante do que a quantidade.
  • A grávida deve ingerir alimentos variados, frescos e ligeiros;
  • Dividir os alimentos por 5 a 6 refeições diárias;
  • Beber pelo menos um litro de água por dia;
  • Evitar os doces e alimentos ricos em gordura.
Uma alimentação sem leite nem ovos pode conduzir a uma deficiência de cálcio e de vitamina B12. Se for vegetariana, discuta com o seu médico ou com um nutricionista o seu plano de alimentação.
Uma preparação dos alimentos com pouca água permite manter intacto o teor em vitaminas e sais minerais dos legumes. As ervas aromáticas são também uma fonte de vitaminas e permitem reduzir o consumo de sal.



ALIMENTOS
FUNÇÕES
NÃO ESQUECER
Pão, cereais, arroz e massas
Importante fonte de energia, com hidatos de carbono, fibras, vitaminas e minerais. Mantêm a temperatura corporal do bebé Saciam a fome e não são muito dispendiosos.
Devem constituir a base fundamental das refeições.
Carne, peixe e ovos, nozes, e leguminosas (grão, feijão, soja)
Fornecem proteínas de elevado valor nutritivo, magnésio e ferro. Importante para ajudar o desenvolvimento das defesas e crescimento do corpo do bebé.
Escolher carnes magras. Evitar fritos e assados com gorduras.
Fruta e Legumes
Fornecem vitaminas e fibras importantes. Os legumes de folha verde são particularmente ricos em ácido fólico. Contribuem para o crescimento e formação dos osssos, dente e pele do bebé
Escolha vegetais verdes escuros (bróculos, espinafres), cenouras e milho. Prefira os sumos naturais sem açúcar.

AUMENTO DE PESO

O peso da grávida deve aumentar de maneira lenta e progressiva, em virtude da acumulação de líquidos e de gorduras nos tecidos maternos.

Nos primeiros meses o peso vai-se alterando muito lentamente, mas a partir do quarto mês passará a aumentar à razão de 250gr a 500gr por semana. Ao sexto mês de gravidez terá já aumentado 4 a 5 Kg.

O peso do seu bebé também vai aumentando e a balança não parará até atingir entre 10 a 15 Kg a mais do que tinha no início da gravidez.

À medida que o bebé vai crescendo e que o útero se vai tornando mais volumoso, a forma do seu abdómen vai-se modificando lentamente. No sétimo mês, quando o seu bebé se desenvolve mais rapidamente, já o seu abdómen adoptou a forma característica da gravidez.

Na figura a seguir podemos observar a curva do aumento médio de peso durante a gravidez assim como as alterações a nível da sua silhueta.



(Elaborado por: Enfermagem USF Eborae)

Sem comentários:

Enviar um comentário