quarta-feira, 8 de junho de 2016

Carta de Qualidade

Compromisso interno dos profissionais de saúde da Unidade com os seus utilizadores
A carta da qualidade da USF Eborae é um compromisso interno dos profissionais da Unidade com os seus utilizadores, para quem a gestão deste serviço está orientada. Com ela se pretende dar a conhecer os serviços prestados pela USF, os padrões de Qualidade para os serviços prestados, assim como os mecanismos de audição dos utilizadores para conhecimento de necessidades, sugestões e reclamações. A USF Eborae é uma Unidade de Saúde Familiar com autonomia de gestão técnico assistencial que é parte integrante do Centro de Saúde de Évora
  • prestação de cuidados de saúde de forma personalizada, garantindo a acessibilidade, a continuidade e a globalidade dos mesmos à população inscrita na lista dos médicos participantes, que integram a USF
  • seguimento em equipa multiprofissional, com resposta, independentemente de o seu médico de família estar ou não disponível
  • privilegiar o contacto com médico/enfermeiro de família, com o necessário esquema de intersubstituições
  • disponibilização de consultas específicas para algumas actividades com particularidades especiais
  • resposta às situações agudas que surjam no horário de funcionamento da USF
  • a equipa da USF assume o compromisso de fazer Planos de Acção anuais e de proceder à avaliação mensal do cumprimento dos indicadores

SÃO COMPROMISSOS DA USF EBORAE:
No âmbito da promoção e vigilância da saúde:
Promover a responsabilização dos indivíduos, famílias e grupos na defesa e promoção da saúde individual e colectiva.

No âmbito da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença:
Prestar cuidados personalizados, globais, acessíveis e longitudinais a todos os cidadãos utentes da Unidade, independentemente da sua idade, sexo ou afecção
Prestar cuidados a indivíduos no contexto das respectivas famílias, comunidades e culturas, respeitando sempre a sua autonomia
Prestar cuidados domiciliários de acordo com critérios expressos.

No âmbito da acessibilidade:
Garantir o alargamento do horário de atendimento da unidade até ás 20 horas nos dias úteis e das 8 às 14 horas aos sábados, para resolução de problemas de saúde urgentes
Garantir o atendimento telefónico das 20/24h nos dias úteis e 14/24h nos Sáb, Dom e Feriados, para esclarecimento de dúvidas e orientação para os cuidados adequados a prestar em cada caso
Médicos - 96 204 9597 Enfermeiros - 96 204 9579
Garantir o atendimento no próprio dia a todos os utentes cuja avaliação o justifique
Dar resposta atempada aos pedidos de atendimento domiciliário de acordo com critérios expressos
Ter um sistema claro e simples de marcação de consulta com hora de marcação, que diminua o tempo de permanência na unidade
Possibilitar a marcação de consultas programadas presencialmente, por telefone ou por mail
Possibilitar a marcação de consultas do dia presencialmente ou por telefone
Manter um sistema activo de informação de cancelamento de consultas em situações imprevistas com soluções alternativas adequadas
Ter um sistema eficaz, cómodo e seguro de renovação de receituário para medicação prolongada, com possibilidade de envio por correio

No âmbito das instalações:
Criar um ambiente de trabalho agradável e com instalações seguras
Manter as instalações limpas e arrumadas e com climatização adequada
Garantir um baixo nível de ruído ambiental
Ter salas de espera confortáveis e agradáveis, com zonas adequadas e equipadas com material lúdico para crianças
Garantir a acessibilidade e conforto em toda a unidade a pessoas com deficiência.
Adoptar atitudes que contribuam para a poupança de energia, reciclagem de materiais e preservação do ambiente

No âmbito da qualidade:
Implementar um sistema da qualidade, ou seja, um conjunto de medidas organizacionais que permitam atingir o nível de qualidade desejado com um mínimo de custos.
Aplicar e monitorizar um programa de avaliação do grau de satisfação dos utentes, com divulgação dos seus resultados
Aplicar e monitorizar um programa de Avaliação da Qualidade Organizacional da USF (MoniQuOr) com divulgação dos seus resultados

No âmbito da comunicação:
Fornecer um Guia de Acolhimento com informação sobre organização e funcionamento da unidade no momento de inscrição dos utentes ou quando solicitado
Divulgar informação administrativa actualizada através de placards na recepção e salas de espera da unidade
Divulgar informação relevante sobre o funcionamento e organização da unidade, assim como outra informação relacionada com saúde através do site da USF Eborae.
Garantir a possibilidade de comunicação por telefone ou mail de acordo com regras expressas no Guia de Acolhimento

No âmbito do ensino - aprendizagem:
Existirá um programa de desenvolvimento pessoal e profissional dos profissionais da Unidade capaz de garantir a actualização e competência profissional dos mesmos
A unidade será um local vocacionado para formação externa de profissionais ou voluntários da área da saúde
A unidade estará aberta à partilha da informação e do conhecimento sobre Saúde entre os profissionais da Unidade e o exterior
A reflexão sobre a prática será um princípio da unidade

Rua Celestino David
Edifício do Hospital do Patrocínio7000 Évora
266 785 618
266 785 619
E-mail: admeborae@usfeborae.min-saude.pt

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