sábado, 25 de junho de 2016

Cólicas do Lactente

MANTENHA A CALMA, NÃO DESESPERE!


O QUE SÃO E QUANDO SURGEM AS CÓLICAS?

A cólica consiste numa dor abdominal muito forte.


As cólicas podem surgir logo na primeira semana de vida do bebé e prolongar-se até às 12-14 semanas (3 - 3,5meses). A ocorrência das cólicas é diária e mais frequentemente ao fim da tarde. Quando o bebé tem cólicas pode chorar horas seguidas, arqueia-se para trás e dobra os joelhos sobre a barriga. Nada parece aliviar o seu sofrimento.

PORQUE TEM O BEBÉ CÓLICAS?

A causa das cólicas não está ainda totalmente identificada. Para a sua explicação têm surgido várias teorias. A principal aponta para dificuldade na adaptação do bebé ao “novo” meio envolvente, devido à imaturidade do seu organismo. A presença de ar acumulado nos intestinos é também uma teoria com algum peso. Este poderá resultar do processo de digestão ou ser ingerido durante as mamadas. A fome, o cansaço e a ansiedade sentida pelos pais poderão agravar os sintomas.



COMO TRATAR O BEBÉ COM CÓLICAS?

Não existe um tratamento específico para as cólicas do bebé, embora alguns medicamentos as possam amenizar. Alguns cuidados poderão ainda ajudar a aliviar o sofrimento. Os bebés são diferentes entre si. O que pode aliviar e proporcionar algum bem-estar a uns, a outros pode não produzir qualquer efeito. Por isso, experimente e observe os efeitos no bebé. Deixe-se conduzir pelos seus sinais.



SUGESTÕES PARA ALIVIAR O SOFRIMENTO DO BEBÉ:
  • Proporcione um ambiente calmo. Deite o bebé sobre o seu peito, pele com pele, de modo a que ele escute o seu coração. Experimente uma música suave.
  • Coloque o bebé de barriga para baixo, sobre uma almofada morna ou sobre os seus braços. Exerça uma ligeira pressão sobre o seu abdómen. Embale-o suavemente com movimentos de cima para baixo.
  • Pegue-lhe ao alto, sobre o seu ombro, ou volte-o para fora, encoste-o contra si e passe o seu braço sobre o abdómen do bebé, fazendo pressão. Ande de um lado para o outro ou saltite suavemente.
  • Massaje o abdómen do bebé de cima para baixo e/ou com movimentos circulares, suavemente, mas com firmeza, para ajudar à libertação de gases. Ajude-o a dobrar as perninhas sobre a barriga. Cuidado! Antes de massajar espere cerca de 30 minutos após o fim da última refeição.
  • Passeie o bebé no carrinho, faça-o baloiçar na cadeirinha ou dê uma volta de automóvel.
  • Chuchar pode aliviar. Dê-lhe uma chucha ou o seu dedo.
  • Dê refeições de curta duração, espaçadas de cerca de 2 a 3 horas. Faça sempre com que o bebé arrote no fim.
  • ATENÇÃO: Nunca se deixe chegar a um ponto de exaustão. Peça ajuda, partilhe estes momentos com alguém. Afaste-se, descontraia-se, relaxe e, já revigorada, tente de novo confortar o bebé.
(Elaborado por: Enfermagem USF Eborae)

Sem comentários:

Enviar um comentário