sexta-feira, 17 de junho de 2016

A Fala

OBSERVE, ESCUTE E FALE MUITO COM A CRIANÇA!

SABIA QUE...?

  • Falar é apenas um dos elementos da comunicação.
  • A mímica facial, os gestos, a melodia e entoação da voz são elementos da comunicação fundamentais para a interpretação da mensagem.
  • O contacto ocular/visual deve iniciar sempre a comunicação com a criança. A expressão da face e o olhar elucidam muito acerca dos sentimentos e interesses.
  • A aprendizagem do falar inicia-se muito antes da criança dizer a primeira palavra.
  • A criança começa por compreender a mímica, entoação e melodia da fala e só depois o significado das palavras.
  • O bebé comunica desde os primeiros momentos por gestos, sons, choro e expressão facial. Um educador atento e sensível aprende a interpretar estes sinais e a dar-lhes a resposta desejada.
  • A compreensão dos vocábulos surge cerca de 6 meses antes da criança os utilizar.
  • Entre os 12 e os 18 meses surgem as primeiras palavras, que o bebé usa isoladamente. Depois, começa a juntar duas, três..., progressivamente em pequenas frases.
  • Após os 2 anos o vocabulário alarga-se significativamente.


Comunicar é saber expressar-se, mas também saber observar, esperar e escutar.
ENTÃO, TOCA A FALAR!
  • Fale muito com o bebé, mesmo antes de ele entender o significado das palavras.
  • Fale colocando-se ao nível do bebé e fixando o seu olhar.
  • Reaja às suas formas de contacto imitando-o, falando-lhe e sorrindo.
  • Dê tempo para o bebé participar na “conversa”.
  • Fale pausadamente e de um modo simples, evitando usar diminutivos e palavras infantilizadas. Nomeie repetidamente as coisas. Fale do que estão a fazer, de como está a brincar e das coisas onde o bebé foca a sua atenção. Explique sempre à criança o que vão fazer a seguir.
  • Ensine o bebé a fazer gracinhas a pedido. (ex: “bate palminhas”, “diz adeus”... (8-9 meses). Ensine a identificar pelo nome as coisas, pedindo para as apontar em gravuras simples (após 12 meses).
  • Crie desde cedo o hábito de lhe contar histórias, mesmo muito simples, de livros com imagens. (2 anos)
Incentive e encoraje a criança a exprimir-se o mais possível. Escute-a pacientemente.


(Elaborado: Enfermagem USF Eborae)

Sem comentários:

Enviar um comentário