sexta-feira, 10 de junho de 2016

Vómitos na Criança

Vómitos na Criança
VIGIE ATENTAMENTE O SEU FILHO!

O QUE É O VÓMITO?
O Vómito consiste na expulsão involuntária, pela boca, de substâncias contidas no estômago. Pode, ou não, ser acompanhado de enjoos.

As causas dos vómitos nas crianças podem ser diversas. Dentro das mais comuns consideram-se: factores emocionais (ex: ansiedade, insegurança, alterações no contexto familiar, adaptação há escola); infecções (ex: infecções gástricas, urinárias, das vias respiratórias e otites, entre outras); intoxicação por alimentos em mau estado de conservação, intolerância a alimentos ou medicamentos.

A par dos vómitos, a criança poderá apresentar também outros sintomas, entre os quais, febre, cólicas pouco intensas, dores de cabeça, diarreia e dor abdominal.

O grande risco dos vómitos é a desidratação, que significa uma eliminação excessiva de água do corpo. Sempre que o seu filho tenha vómitos, vigie atentamente se ele deixa de urinar, se os olhos ficam encovados, se tem sede ou a língua seca e se a criança fica prostrada.
COMO TRATAR OS VÓMITOS?
  • Caso detecte factores que possam ter, perturbado emocionalmente a criança, tente eliminá-los ou minimizá-los. Acarinhe-a, converse com ela, ofereça-lhe segurança.
  • Suspenda todos os alimentos por 1 a 2 horas.
  • Após esta pausa alimentar, ofereça líquidos, mas em pequenas quantidades, 1 golo de 5 em 5 minutos. Pode dar chá preto fraco açucarado, soro de hidratação oral (à' venda no farmácia) ou ainda Coca-cola sem gás (este apenas se a criança já tiver mais de 2 anos).
  • Se a criança não vomitar os liquidos e referir fome, ofereça-lhe bolachas com compota ou de água e sal. Depois, se se mantiver sem vomitar, a par da oferta de liquidos inicie os alimentos cozidos ou grelhados, em pequenas quantidades e sem insistir. Não dê alimentos novos.
  • Se a criança voltar a vomitar, faça de novo uma pausa alimentar de 1 a 2 horas.
  • Procure escovar os dentes da criança, após cada vómito, para diminuir a sensação de acidez na boca e para diluir os ácidos do estômago, pois podem danificar os dentes.

QUANDO PROCURAR APOIO MÉDICO?
Deverá procurar apoio médico, sempre que:
- A criança apresente sinais de desidratação;
- Os vómitos persistam por mais de 4 horas.

(elaborado por: Enfermagem USF Eborae)

Sem comentários:

Enviar um comentário