sexta-feira, 24 de junho de 2016

Hábitos de Eliminação

Hábitos de Eliminação
POLIÚRIA

O que é?

É um dos transtornos mais frequentes durante a gravidez, e manifesta-se por micções frequentes devido ao aumento da quantidade de urina na bexiga.

Causas:

O útero, no início da gravidez exerce pressão sobre a bexiga, fazendo com que haja menor capacidade na retenção de urina. Esta situação é agravada pelo facto de haver durante a gravidez, um aumento da produção de urina. Logo, estas duas situações vão fazer com que a grávida urine mais vezes por dia. 
 
No 3º trimestre esta situação volta a repetir-se, devido ao peso que o útero exerce sobre a bexiga, podendo ocorrer perdas insignificantes de urina.


    
    
1.º Trimestre
  3.º Trimestre


Atenção: No caso de ocorrer aumento do número de micções, sendo a quantidade de urina por cada micção, baixa, ou seja, urinar às “pinguinhas” (polaquiúria) e ardor ao urinar, pode haver um caso de infecção urinária. Se ocorrerem alguns destes sintomas, consulte o seu médico assistente

O que fazer?
  • Ir à casa de banho sempre que necessário;
  • Beber líquidos nos intervalos das refeições.

OBSTIPAÇÃO

O que é?

É a dificuldade em evacuar (prisão de ventre). Ocorre quando o intestino evacua menos vezes que o normal,tornado-se as as fezes mais duras e secas.

Causas:

Aparece devido a uma alteração hormonal, que reduz os movimentos efectuados pelo intestino (movimentos peristálticos), provocando um aumento da reabsorção da água, o que origina fezes mais duras. Também pode surgir devido ao aumento de volume do útero que comprime o intestino.
 

O que fazer?

• Educar o intestino, procurando evacuar a horas certas;
• Fazer uma alimentação rica em fibras (farelos, fruta crua e vegetais);
• Ingerir diariamente muita água;
• Fazer exercício físico (marcha);
• Ingerir uma bebida quente, tal como chá de limão, meia hora antes do pequeno-almoço (ajuda a estimular o intestino);
• Não tome qualquer medicação laxante durante a gravidez, que não tenha sido prescrita pelo médico.


(Elaborado por: Enfermagem USF Eborae)

Sem comentários:

Enviar um comentário