sábado, 25 de junho de 2016

Hábitos de Higiene

Hábitos de Higiene

HIGIENE ORAL

As variações hormonais próprias da gravidez fazem com que as suas gengivas, em presença de factores irritantes (restos de alimentos e bactérias), fiquem mais facilmente inflamadas, inchadas e com tendência para sangrar. Por outro lado há uma maior acidez na boca e por isso se os dentes não forem bem lavados mais facilmente se podem estragar. Para evitar esta situação, deve ter ainda mais cuidado com a sua higiene oral.

Deve também ter em atenção que os alimentos açúcarados são muito prejudiciais para os seus dentes porque as bactérias que estão constantemente na boca transformam o açúcar em ácido, o qual destrói os dentes. Os alimentos com alto teor em cálcio são os mais recomendados (ex: queijo, leite, peixe, fruta e legumes).
Para evitar o aparecimento de doenças da boca e dos dentes deve:
  • Escovar os dentes cuidadosamente, pelo menos após o pequeno-almoço e antes de se deitar;
  • Usar uma escova de dureza macia ou média;
  • Utilizar uma pasta de dentes com FLÚOR;
  • Evitar consumo de alimentos açucarados especialmente no intervalo das refeições (se o fizer, escove os dentes logo de seguida ou, pelo menos, bocheche vigorosamente com água).
 
Consulte o seu médico dentista. A melhor altura para tratar dos dentes é entre o 3º e o 5º mês de gravidez.


HIGIENE CORPORAL

Recomenda-se um duche diário a uma temperatura que não exceda os 37ºC e que não se prolongue para além dos dez minutos. Devem utilizar-se toalhas e esponjas pessoais.
 Ao 7º mês deve evitar tomar banho de imersão, tomando apenas de chuveiro. Especial atenção com os órgãos genitais.

Deverá lavar-se cuidadosamente de manhã e à noite utilizando sabão antialérgico. Não deve fazer irrigações vaginais;

Deve fazer a sua higiene das mamas e mamilos, utilizando sabão neutro (ex: glicerina), creme hidratante (ex: creme gordo);

Para evitar o aparecimento de estrias, deve ser evitado o aumento brusco de peso e tentar melhorar a circulação sanguínea.

Aconselha-se a utilização de um desodorizante suave, devido ao trabalho intensivo das glândulas sudoríparas e por conseguinte, ao aumento da transpiração e activação do odor.

VESTUÁRIO

Assim que observe alterações no seu corpo, que coincide com 3º mês de gravidez, use roupa para grávida. Para melhor conforto use roupas largas, leves e de algodão junto à pele.
 Será conveniente usar:
  • Um bom soutien, com alças largas e tira elástica alta e apoios laterais, pois ajuda a sustentação dos seios;
  • Cinta, tipo faixa abdominal, ajudará os músculos a suportar o peso da barriga e a suster a parte inferior das costas (especialmente a partir do 2º trimestre). Não deve apertar as coxas nem o estômago;
  • O calçado deve ser o mais confortável possível. Não deve ser completamente raso nem ter salto alto, de modo ajudar a manter a estabilidade e uma boa postura, além de garantir o apoio necessário aos pés.
Pode usar meias de descanso que proporcionam uma melhor circulação, prevenindo o aparecimento de varizes.


PELE E CABELOS

Em muitos casos, há melhoria da textura e do aspecto da pele do rosto, que adquire um “brilho” saudável. Por outro lado, há mulheres que notam manchas de pigmentação mais escuras na pele do rosto, devendo-se às alterações hormonais da gravidez.

Algumas mulheres notam o aparecimento de uma linha escura no abdómen, que desaparece após o parto.
  • Evite exposição prolongadas ao sol e use um bom protector solar;
  • Use um creme hidratante que deve ser aplicado de manhã e à noite O cabelo pode mudar, podendo ficar mais espesso, ou mesmo mais fino. Algumas semanas após o parto, pode cair em grande proporção. Em breve voltará ao normal;
  • Lave os cabelos sempre que necessário com um champô suave;
  • Escove-o regularmente. 

  •  

    HIGIENE POSTURAL
    • Manter um adequado alinhamento do corpo, evitando curvas acentuadas da coluna;
    • Manter uma inclinação mínima da região pélvica para a frente;
    • Prevenir quedas;
    • Quando for necessário curvar-se ou erguer algo do chão, deverá “agachar-se”, flectindo os joelhos, mantendo a coluna direita e os pés bem separados.
    (Elaborado por: Enfermagem USF Eborae)

    Sem comentários:

    Enviar um comentário