quinta-feira, 23 de junho de 2016

Biberão - Modo de Preparação

Biberão - Modo de Preparação


ALEITAMENTO AO BIBERÃOA Vantagem do aleitamento ao biberão, é a possibilidade de fazer participar o pai nas refeições ao bebé. O contacto físico que se instaura num momento tão especial como o da mamada ajudará ambos no caminho do mútuo conhecimento.

A mãe ou o pai deverão sentar-se numa posição cómoda, manter o bebé em posição semi-sentada e com a cabeça apoiada no seu antebraço. Deve ter em atenção que a tetina esteja sempre cheia de leite, para evitar que o bebé, ao sugar, acabe por engolir ar.

Os lactentes são particularmente susceptíveis a infecções. Por esta razão, depois da sua utilização deve lavar bem os biberãos com água corrente e escovilhão (não use detergente), tetinas, tampas e roscas. Após a lavagem, segue-se a desinfecção, a qual pode efectuar-se por método a quente ou a frio, consoante o que achar mais prático. 
 

Método a quente:
  • Coloque os biberões num recipiente que apenas sirva para esse efeito e ferva-os juntamente com as tampas durante 5 minutos;
        
  • Junte as tetinas e deixe ferver tudo mais cinco minutos;
  • Conserve todo o material seco e tapado com um pano limpo até a próxima utilização;
  • Os aparelhos que esterilizam a vapor são variados e funcionam a corrente eléctrica. Actualmente existem no mercado vários tipos de esterilizadores muito práticos e funcionais.
Método a frio:

Consiste na imersão completa do material em água fria, à qual se adiciona uma dose de bactericida (substância que neutraliza as bactérias), que pode ser líquido ou em pastilhas efervescentes. Deve ler e seguir criteriosamente as instruções. Uma vez decorrido o tempo indicado para a imersão, passar tudo por água potável e colocar a escorrer.

PREPARAÇÃO DO BIBERÃO
  • Ferva a água durante 3 a 5 minutos (não mais do que isso, porque caso contrário a água vai-se evaporando e fica concentrada em sais que originam cólicas ao bebé);
  • Deixe arrefecer a água até aproximadamente 37º e verta a quantidade correcta no biberão;
  • Junte o pó à água na quantidade correcta (1 colher rasa para cada 30cc de água). A quantidade total depende do peso do bebé;
  • Não agite o biberão vigorosamente para não formar bolhas de ar que irão provocar cólicas no bebé. Rode-o entre as suas mãos para facilitar a dissolução do pó na água;
  • Lave o biberão e seus acessórios logo após o seu uso.


HORÁRIO E FREQUÊNCIA DAS MAMADAS

O leite artificial requer mais tempo de digestão, por esse motivo deverá manter intervalos mínimos de 3-4 horas entre cada mamada.

Não se esqueça que, seja qual for o método escolhido deve seguir atentamente as instruções, pois uma desinfecção adequada é essencial para a Saúde do Bebé.(Elaborado por: Enfermagem USF Eborae)

Sem comentários:

Enviar um comentário